Portugal vale a pena

Sempre fui e serei um bocado nacionalista não no termo negativo da palavra mas no termo de defender o meu pais a sua cultura e língua, já a algum tempo que nos tem fustigado com Portugal é tudo mau, coisa que eu abomino ouvir, não somos perfeitos mas também não somos maus de todo, aqui fica um texto que me faz renascer a esperança que as pessoas vejam o nosso lindo Pais um pouco melhor..... Não sejamos derrotistas....
Nicolau santos, Director adjunto do Jornal ExpressoIn Revista Exportar

Eu conheço um país que tem uma das mais baixas taxas de mortalidade de recém-nascidos do mundo, melhor que a média da União Europeia.
Eu conheço um país onde tem sede uma empresa que é líder mundial de tecnologia de transformadores.
Mas onde outra é líder mundial na produção de feltros para chapéus.
Eu conheço um país que tem uma empresa que inventa jogos para telemóveis e os vende para mais de meia centena de mercados.
E que tem também outra empresa que concebeu um sistema através do qual você pode escolher, pelo seu telemóvel, a sala de cinema onde quer ir, o filme que quer ver e a cadeira onde se quer sentar.
Eu conheço um país que inventou um sistema biométrico de pagamentos nas bombas de gasolina e uma bilha de gás muito leve que já ganhou vários prémios internacionais.
E que tem um dos melhores sistemas de Multibanco a nível mundial, onde se fazem operações que não é possível fazer na Alemanha, Inglaterra ou Estados Unidos. Que fez mesmo uma revolução no sistema financeiro e tem as melhores agências bancárias da Europa (três bancos nos cinco primeiros).
Eu conheço um país que está avançadíssimo na investigação da produção de energia através das ondas do mar. E que tem uma empresa que analisa o ADN de plantas e animais e envia os resultados para os clientes de toda a Europa por via informática.
Eu conheço um país que tem um conjunto de empresas que desenvolveram sistemas de gestão inovadores de clientes e de stocks, dirigidos a pequenas e médias empresas.Eu conheço um país que conta com várias empresas a trabalhar para a NASA ou para outros clientes internacionais com o mesmo grau de exigência. Ou que desenvolveu um sistema muito cómodo de passar nas portagens das auto-estradas. Ou que vai lançar um medicamento anti-epiléptico no mercado mundial. Ou que é líder mundial na produção de rolhas de cortiça. Ou que produz um vinho que "bateu" em duas provas vários dos melhores vinhos espanhóis.
E que conta já com um núcleo de várias empresas a trabalhar para a Agência Espacial Europeia. Ou que inventou e desenvolveu o melhor sistema mundial de pagamentos de cartões pré-pagos para telemóveis. E que está a construir ou já construiu um conjunto de projectos hoteleiros de excelente qualidade um pouco por todo o mundo.
O leitor, possivelmente, não reconhece neste País aquele em que vive - Portugal.
Mas é verdade. Tudo o que leu acima foi feito por empresas fundadas por portugueses, desenvolvidas por portugueses, dirigidas por portugueses, com sede em Portugal, que funcionam com técnicos e trabalhadores portugueses. Chamam-se, por ordem, Efacec, Fepsa, Ydreams, Mobycomp, GALP, SIBS, BPI, BCP, Totta, BES, CGD, Stab Vida, Altitude Software, Primavera Software, Critical Software, Out Systems, WeDo, Brisa, Bial, Grupo Amorim, Quinta do Monte d'Oiro, Activespace Technologies, Deimos Engenharia, Lusospace, Skysoft, Space Services. E, obviamente, Portugal Telecom Inovação. Mas também dos grupos Pestana, Vila Galé, Porto Bay, BES Turismo e Amorim Turismo.
E depois há ainda grandes empresas multinacionais instaladas no País, mas dirigidas por portugueses, trabalhando com técnicos portugueses, que há anos e anos obtêm grande sucesso junto das casas mãe, como a Siemens Portugal, Bosch, Vulcano, Alcatel, BP Portugal, McDonalds (que desenvolveu em Portugal um sistema em tempo real que permite saber quantas refeições e de que tipo são vendidas em cada estabelecimento da cadeia norte-americana).

É este o País em que também vivemos.

É este o País de sucesso que convive com o País estatisticamente sempre na cauda da Europa, sempre com péssimos índices na educação, e com problemas na saúde, no ambiente, etc.
Mas nós só falamos do País que está mal. Daquele que não acompanhou o progresso. Do que se atrasou em relação à média europeia.
Está na altura de olharmos para o que de muito bom temos feito. De nos orgulharmos disso. De mostrarmos ao mundo os nossos sucessos - e não invariavelmente o que não corre bem, acompanhado por uma fotografia de uma velhinha vestida de preto, puxando pela arreata um burro que, por sua vez, puxa uma carroça cheia de palha. E ao mostrarmos ao mundo os nossos sucessos, não só futebolísticos, colocamo-nos também na situação de levar muitos outros portugueses a tentarem replicar o que de bom se tem feito.
Porque, na verdade, se os maus exemplos são imitados, porque não hão-de os bons serem também seguidos?

17 comentários:

Anónimo disse...

Bom PORTUGA no seu Best!!!!!
Abraços Man....

Catarina Alves disse...

Bom ou mau é o nosso país... e devemos ter orgulho do que é nosso... e fazer com que ele seja melhor... Não é preciso muito basta cada um de nós fazer um bocadinho... não custa nada...

Podemos começar por seremos civilizados, respeitadores, cooperantes,...

Um beijo grande

Nani

Anónimo disse...

Tb defendo este nosso "jardim à beira-plantado". N suporto aqueles q se limitam a falar mal de Portugal. Mais do que falar mal, irrita-me n fazerem nada para mudar. Em Portugal, lamento o sistema governativo. E a (falta de) consciência dos cidadãos. A falta de identidade. A falta de brio lusitano (que só se vê qdo falamos de futebol)... É de lamentar. A este propósito, já conheces o Movimento 560? Tens o link nos meus Rabiscos!

tulipa_negra disse...

gostei muito deste teu post. a maior parte das "invenções" de que falaste já as conhecia... é óbvio que os portugueses têm orgulho em serem portugueses, o problema é que às vezes esquecemo-nos disso. Por isso é que basta haver um campeonato mundial ou europeu de futebol e ficamos logo com o orgulho à flor da pele...
o que não ajuda muito no orgulho nacional é o governo que temos, o triste fado, a falta de civismo, as mesquinhices de mentalidades e uns "grandes" a lixarem sempre os mais "pequenos"...

Unknown disse...

Esse país de que falas não é ficção, existe mesmo e aprás registar que as excepções à regra já começam a ser muitas.
No entanto um dos grandes males da economia portuguesa é fraca qualidade da classe empresarial - latus sensus - e o fraco nível de empreendedorismo se comparado com os outros países europeus.
Precisamos ainda de mais empresas que criem e fabriquem produtos posicionados acima na escala de valor acrescentado para ganharmos nos termos de troca, caso contrário continuaremos a divergir da UE15.
Há que seguir os bons exemplos.
A Educação continua há décadas o nosso "calcanhar de Aquiles"...

Brottas disse...

Pirate: tens razão quando dizes que o nosso calcanhar de Aquiles é a educação, mas também é verdade que cabe-nos a nos fazer essa mudança, por mim posso falar e tento quase a todos os meios ensinar os meus alunos tudo o que posso da melhor maneira, é claro que para eles aprenderem havia de se mudar muito na sociedade, ontem por acaso li um artigo sobre as escolas na antiga URSS, e fiquei perplexo, onde uma professora da Ucrânia que reside em Portugal enviou os filhos de volta para a Ucrânia para eles serem educados lá porque a escola em Portugal não é levada a sério... mas como disse temos e de mudar a mentalidade a nível social, ensinar as futuras gerações que a escola é importante… Quanto as empresas, o problema é que os nossos empresários preferem grandes carros a melhorar as condições de trabalho dos trabalhadores, depois os trabalhadores dizem não ganho o que mereço não trabalho, e a bola de neve começa a rolara sem parar… Mais uma vez é a mentalidade que tem de ser trocada…

Tulipa: e pena que só exaltemos o nosso patriotismo quando vemos 11 meninos ricos a chutarem uma bola (eu também vejo e adoro, mas também me esforço para ver as outras coisas)…

Isabel: ainda não vi o movimento a fundo só abri o link mas ainda não me explorei o site… vou faze-lo quando tiver tempo

Nani: o espírito é esse no lugar de deitarmos abaixo o nosso país com um pequeníssimo esforço de cada um de nos conseguimos evoluir este belo cantinho a beira mar plantado

Rogério: obrigado pelo apoio.

Anónimo disse...

Eu depois elaboro um pouco mais ate porque a minha opiniao não se reduz totalmente a isto, mas é bastante inclinada para aqui:

Quando o básico falha ou não existe tudo o resto é supérfulo.

Quando os alicerces de uma casa falham o que interessa ter ar condicionado ou acabamentos de luxo?

Porque é que temos 3 dos maiores grandes bancos mundiais e apenas a CGD apresenta lucros e paga impostos?

Porque é que a grande empresa da PT tem o monopolio da nossa rede fixa e continua a ter as tarifas mais altas?

Porque é que (como já foi falado) só temos orgulha em Portugal em relação ao futebol (e quando ganha diga-se de passagem)?

Porque é que nos deixamos de importar que existam Portugueses a passar fome ou que não tenham condições de saude?

Porque é que já nos conformamos com a ideia de que os tribunais só funcionam para quem tem dinheiro?

Este post fala de muitas coisas, fala de empresas portuguesas bem sucedidas, o que é optimo, mas tenho umas perguntas:

Os trabalhadores sao bem pagos?
Teem condições de trabalho?
Pagam impostos?
Ou será que devo de ficar orgulhoso por um presidente ou um grupo de acionistas estarem bem na vida?

Será que não se torna um bocado de falso nacionalismo orgulharmo-nos destas empresas e ignorar-mos o resto, o que nos faz TODOS termos condições de vida?

bah, acabei por escrever mais do que queria, mas como diz uma amiga minha "gosto tanto!!!" :D

Tânia disse...

Eu acho que não é ser um falso nacionalismo...sim, devemos orgulhar-nos destas empresas e de todas as coisas boas que Portugal tem, mas realmente temos de pensar também nos pontos negativos, que me parecem ser em número mais elevado do que os positivos...

Eu sozinha, como é lógica, só posso falar, não tenho capacidade de manobra para mudar seja o que for...claro que posso ter pequenos gestos, mas não me parece que seja por ai...que isto muda...vou mais pelo extremismo...

Sou sincera...se tivesse uma boa oportunidade pirava-me daqui...

Aqui é dificil alguém conseguir poupar seja para que for...andamos sempre com a corda na garganta...agora voltei para a Universidade...é estatal, mas até as folhas de presença se têm de pagar...é uma alegria. Eu por acaso, com mais ou menos dificuldade até tenho dinheiro para as pagar, mas será que toda a gente tem? Será que toda a gente tem o luxo de comer todos os dias? (sim pq começa a ser considerado um luxo!)

(...)

Fico por aqui...senão podia dissertar aqui o dia inteiro...

Brottas disse...

Roger:
Acho que não percebeste o meu intuito, aqui não estou a falar de o que está mal, de politica mas sim do que está bem e onde somos bons....
Não penso que o básico falte em Portugal...
Apenas temos o básico, cabe-nos a nos lutar por teres mais do que o básico....
No entanto este básico é mais que na maior parte dos países, apesar de eu achar que tem de melhorar...
Ai entras tu, entro eu e todos os portugueses que tem de aprender pelo que lutar…
Tem de aprender a não se esconderem…
Tem de aprender a não se acomodarem ao que tem...

Anónimo disse...

Brottas, quando me refiro ao basico nao me estou a referir ao que temos ser básico, mas sim dos problemas do que é basico (leia-se saude, educação, alimentação, habitação, até parece uma musica de Sérgio Godinho, mas ele tem razao do que diz nessa musica).

Enquanto a nossa saude (leia-se publica porque privada é só para alguns), não for em condições eu não quero saber se a empresa X exporta nao sei qtos milhares e ganha muito dinheiro.

Enquanto a nossa educação continuar uma miseria (e os moldes em que é feita, porque quem nao tem dinheiro não pode estudar O.o, o que para mim é uma aberração) eu não me interessa se as nossas auto-estradas teem um optimo sistema para pagamento automatico.

Enquanto a houver portugueses a passar fome eu não quero saber se uma empresa multi-nacional gerida por um português é lider de mercado.

Enquanto houver sem-abrigos portugueses eu nao quero saber se a GALP ganhou 239487238947 premios pela super inovadora bilha!

Percebes onde quero chegar?

Eu sou suspeito, e tu sabes porque me conheces, mas é apenas uma questao de ir-mos ao basico.

O que Portugal necessita para sobreviver (no basico), independentemente dos outros paises ou da UE?

Precisas de saude, e de alimentar o povo. A nossa agricultura desde que entramos para a UE, (que todos, ou a maioria acharam optimo) que praticamente acabou. As pescas estão a ir pelo mesmo caminho. E como todos nós sabemos, a nossa agricultura é de qualidade e podiamos perfeitamente alimentar o povo Portugues, e até exportar. Infelizmente a UE veio acabar com isso (por culpa dos politicos portugueses, leia-se).

Podia-mos perfeitamente ser lideres nas energias renovaveis e alternativas, mas estamos a anos-luz de paises como a Alemanha por exemplo. Temos tudo, mar, montanhas, rios, sol... TUDO!!! e não aproveitamos praticamente nada!

O que tambem é compreensivel seguindo a linha de vista das politicas que têm sido seguidas. Pergunto-me se Portugal tivesse investido a fundo nas energias alternativas será que a GALP ainda era Portuguesa? Será que o prémio da bilha será algo que nos devemos orgulhar?

Disseste que o teu post não tem nada a ver com politica, eu discordo. Não consigo enaltecer empresas qdo vejo os serviços publicos a serem vendidos, os cidadãos a terem cada vez menos condições de vida e as empresas (leia-se, gestores, presidentes e acionistas) a terem cada vez mais lucros.

Isso é motivo para nos orgulharmos?

Brottas disse...

Roger:
quando me referi ao básico também me referi a saúde, educação e alimentação…
E desculpa que te diga em Portugal tens o nível básico de vida, maior parte da sociedade onde vives até tem mais qualquer coisa que o básico, depende de com quem comparares…
É claro que devemos querer mais…

Se a empresa que exporta X exporta não sei os quantos milhares e ganha muito dinheiro, e pague os impostos não me importo de ter cá mais cem mil delas, é claro que vais dizer que não pagam e ate me podes dar exemplos…
Utilizando a minha própria lei seres do CONTRA…
mas se pagarem o nosso sistema de saúde vai melhorar…
Quanto a saúde privada acho muito bem que quem pode que recorra a ela…
Nunca o fizeste????

Educação até posso concordar contigo que não esta bem e que as leis não a têm favorecido…
Até dei um exemplo de uma ex professora de leste que mandou os filhos de volta para lá para estes terem uma educação melhor…
Mas se as nossas auto-estradas permitem um melhor fluxo de veículos pelo pais acho bom, pois terás mais oportunidades de fazer negocio e logo poderás investir mais nas escolas…
As empresas terão mais uma razão para se implementarem em Portugal… E assim este pais criar condições para todos.

Já sei que es contra as multinacionais, mas se calhar não é por haver multinacionais em Portugal que há Portugueses a passar fome, é verdade que acabam com o comércio tradicional onde uma pessoa fazia os preços que queria e ficava rica, ela e a família(agora quem enriquese são meia duzia de accionistas)agora tem de baixar os preços e competir modernizar-se… Será que esta modernização, competição não beneficia os portugueses...
Também é verdade que as multinacionais pagam mal, mas dão-te trabalho…
É um pau de dois bicos… Por um lado dão trabalho, criam riqueza, evoluem o país, por outro lado acabam com o comercio tradicional....

Por haver sem abrigos não vamos dar valor a inovação que algumas empresas portuguesas se esforçam por fazer, será que é por inovarmos que temos sem abrigos…. Juro que não percebi…

Não, não percebi onde queres chegar…

Por haver problemas não podemos deixar de dar valor ao que tem valor, por a sociedade estar errada não nos podemos tornar inertes…


Portugal devia, e deve tentar criar meios para ter o básico sem ter de recorrer a ajudas da EU, estou completamente de acordo contigo, mas será que Portugal ou qualquer outro pais da Europa tinha força para lutar contra o Grande capitalista “AMERICA” sozinho, sem alianças, sem cedências…..?????

Se cultivasses todo Portugal tinhas um sistema de agricultura espectacular, e pescas magnificas, e ate exportavas e o resto??

Como e que tinhas o teu carro, a tua tv, o teu pc…
Tudo o que utilizas todos os dias era com o dinheiro da agricultura???? ou temos capacidade de produzir tudo sozinhos???

Para viveres na comunidade há que fazer cedências, trocamos a agricultura e pescas por melhor vias de comunicação por algumas inovações, é verdade e que utilizamos mal os fundos, se procurares bem vais ver que no lugar de os agricultores usarem os subsídios que foram muitos para cultivar inovar etc compraram carros e outras cenas agora queixam-se, já sei o que vais dizer a culpa é do governo que permitiu isso, também concordo contigo… Falta fiscalização...

A Alemanha tem explorado a energia renovável a muito tempo, e muito maior que Portugal por isso é normal que estejamos a anos de luz deles, mas se leste no meu post somos lideres no desenvolvimento da energia das mares… Para quando a implementação??? Não o sei mas está-se a fazer pesquisas e a criar, inovar… E se olhares bem começas a descobrir bem perto de ti energia eólica a cada dia que passa mais e mais… mas mais uma vez te vou dizer depende de quem comparas…

Sim, este post até pode ter a ver com politica, na tua politica vamos dar tudo ao estado e ele que se organize, na minha politica já se viu que o estado não funciona, então vamos tentar dar a quem pode e sabe fazer, e vamos criar meios de esses gestores, presidentes e accionistas terem de pagar mais, não poderem fugir as suas obrigações/impostos… pois porque na minha opinião desculpa se te vou ofender a função publica é uma nódoa neste pais… senão desmente-me são super-hiper-mega burocráticos, queres alguma coisa ninguém sabe onde é perdes horas, dias ate semanas para tratares de um papel...

Isso é motivo para nos orgulharmos?

Sim orgulho-me do meu País que com os seus defeitos, com as suas qualidades, é o meu país…

Orgulho-me de ser Português…

É claro que quero mudanças, para melhor é claro…

E não é por estar alguém no governo que eu não gosto que Portugal passa a ser uma porcaria, o pior país do mundo…

Não é por estar alguém no governo (políticos) que eu não concordo que deixo de ser Português… e de gostar deste canto a beira mar plantado…

Pode ser que um dia o teu partido, porque o teu discurso e todo politico ganhe umas eleições democraticamente, (para isso tem se calhar na minha modesta opinião, aparar umas pontas) e que mude Portugal para melhor e ai eu ainda vou poder dizer mais alto…

….ORGULHO-ME DE SER PORTUGUÊS….

Espero que um dia tenha oportunidade de ver isso pois como sabes também não sou muito apoiante de só dois partidos terem governado Portugal durante 30 anos, gostava de poder ver os outros que tanto criticam agirem, terem o poder de mudar as coisas… porque falar é fácil, ter ideais é fácil… aplica-los quando nos toca a nos e que é difícil…

Unknown disse...

Excelente este post!

Anónimo disse...

Ena ena! Debate politico!!!! :D

Vou-te responder assim que for possivel... Tou a trabalhar fora, quando chegar ao gabinete respondo-te!

:D

Brottas disse...

oh nao mais.... mais nao.... eu nao quero... transformar o meu blog em politica...

Anónimo disse...

Eu pessoalmente gosto muito de Portugal...na minha opinião quem está mal que se mude.
Existem coisas mal feitas, mas nesta noticia podemos ver q tb existem coisas mto bem feitas...e nelas tenho mto orgulho.

Anónimo disse...

Ok, agora que tenho mais tempo aqui vai a minha resposta para ti Brottas.

"Roger:
quando me referi ao básico também me referi a saúde, educação e alimentação…
E desculpa que te diga em Portugal tens o nível básico de vida, maior parte da sociedade onde vives até tem mais qualquer coisa que o básico, depende de com quem comparares… "

Para mim esperar anos por uma operação não é ter o basico.

"É claro que devemos querer mais…"

Concordo plenamente

"Se a empresa que exporta X exporta não sei os quantos milhares e ganha muito dinheiro, e pague os impostos não me importo de ter cá mais cem mil delas, é claro que vais dizer que não pagam e ate me podes dar exemplos…
Utilizando a minha própria lei seres do CONTRA… "

desde quando apresentar factos é ser do contra? e posso mesmo apresentar-te factos sobre 2 entidades que apresentaste no teu post. Vou tirar uma transcrição de uma mail de uma carta aberta ao primeiro-ministro que recebi e que vou colocar na integra no final do comentario. "Por que não modificou o quadro legal que permite aos bancos, que duplicaram lucros em época recessiva, pagar apenas 13 por cento de impostos?
Por que não renovou a famigerada Reserva Fiscal de Investimento que permitiu à PT não pagar impostos pelos prejuízos que teve no Brasil, o que, por junto, representará cerca de 6.500 milhões de Euros de receita perdida ? "


"mas se pagarem o nosso sistema de saúde vai melhorar…"

Isso não podes garantir, são as politicas do Estado e pelo que temos visto ultimamente isso não acontece.

"Quanto a saúde privada acho muito bem que quem pode que recorra a ela…
Nunca o fizeste???? "

Sabes que sim, não quer dizer que concorde. Quando se trata da nossa saude e como o básico que tu dizes que temos NAO funciona, se tiveres hipoteses, vais a privada. E fica a saber que tive que pedir emprestimo para o fazer, o que deu ainda mais lucros às privadas, para depois pagarem apenas 13% de impostos como visto acima. Volto a dizer que não quer dizer que não lute contra esta situação pq existe muita gente que não tem hipoteses de ter uma saude em condições, e sim hei-de continuar a lutar.

"Mas se as nossas auto-estradas permitem um melhor fluxo de veículos pelo pais acho bom, pois terás mais oportunidades de fazer negocio e logo poderás investir mais nas escolas… "

Novamente, esse tipo de politicas não se tem visto

"As empresas terão mais uma razão para se implementarem em Portugal… E assim este pais criar condições para todos."

Acreditas mesmo que são as estradas de Portugal que vão influenciar a decisão de uma empresa vir ou nao para Portugal?

"Já sei que es contra as multinacionais, mas se calhar não é por haver multinacionais em Portugal que há Portugueses a passar fome, é verdade que acabam com o comércio tradicional onde uma pessoa fazia os preços que queria e ficava rica, ela e a família(agora quem enriquese são meia duzia de accionistas)agora tem de baixar os preços e competir modernizar-se… Será que esta modernização, competição não beneficia os portugueses..."

Nunca te disse nada em ser contra multi-nacionais, sou contra monopolios, e quem falou no comércio tradicional foste tu, nao eu...

"Também é verdade que as multinacionais pagam mal, mas dão-te trabalho…"

Claro, e nos vamos ficando caladinhos, porque esta frase é mesmo sinal de progresso!

"Por haver sem abrigos não vamos dar valor a inovação que algumas empresas portuguesas se esforçam por fazer, será que é por inovarmos que temos sem abrigos…. Juro que não percebi…"

Não tem uma associação directa, é um exemplo, levando á mesma linha de raciocinio em que comecei o meu post. Enquanto não houver o básico (na minha opiniao) o resto é superfulo, e vou continuar a reclamar e a lutar pelo que acho correcto!

"Por haver problemas não podemos deixar de dar valor ao que tem valor, por a sociedade estar errada não nos podemos tornar inertes…"

A sociedade está e é inerte, deixada levar pelos media etc.

"Portugal devia, e deve tentar criar meios para ter o básico sem ter de recorrer a ajudas da EU, estou completamente de acordo contigo, mas será que Portugal ou qualquer outro pais da Europa tinha força para lutar contra o Grande capitalista “AMERICA” sozinho, sem alianças, sem cedências…..????? "

Nunca mencionei os EUA uma unica vez, estas a trazer esse topico à discussão, nao pelo que disse mas pelo que conheces de mim. Escreve outro topico sobre isso que depois podemos falar acerca disso

"Se cultivasses todo Portugal tinhas um sistema de agricultura espectacular, e pescas magnificas, e ate exportavas e o resto??

Como e que tinhas o teu carro, a tua tv, o teu pc…
Tudo o que utilizas todos os dias era com o dinheiro da agricultura???? ou temos capacidade de produzir tudo sozinhos??? "

?!?! Então queres dizer que antes de entrarmos para a UE não havia carros nem televisao? ou que outros paises como a Espanha por exemplo que sao auto-suficientes na sua agricultura e nas pescas nao teêm?

"A Alemanha tem explorado a energia renovável a muito tempo, e muito maior que Portugal por isso é normal que estejamos a anos de luz deles, mas se leste no meu post somos lideres no desenvolvimento da energia das mares… Para quando a implementação??? "

Boa pergunta! Vai uma aposta que será outro pais a usar a tecnologia desenvolvida por nos em primeiro lugar?

"Sim, este post até pode ter a ver com politica, na tua politica vamos dar tudo ao estado e ele que se organize, na minha politica já se viu que o estado não funciona, então vamos tentar dar a quem pode e sabe fazer, e vamos criar meios de esses gestores, presidentes e accionistas terem de pagar mais, não poderem fugir as suas obrigações/impostos… pois porque na minha opinião desculpa se te vou ofender a função publica é uma nódoa neste pais… senão desmente-me são super-hiper-mega burocráticos, queres alguma coisa ninguém sabe onde é perdes horas, dias ate semanas para tratares de um papel..."

Esta parte esta um pouco confusa mas digo-te isto: Se é politica tem SEMPRE a ver com o Estado. Se o Estado não funciona, então vamos lutar contra isso, vamos lutar por um governo melhor. Quanto à Função Publica tens toda a razao, mas a burocracia é criada do topo, existem leis (criadas pelo Estado) que têm que ser cumpridas. A população não pode acusar os funcionários publicos da burocracia. O Estado sim.

"Sim orgulho-me do meu País que com os seus defeitos, com as suas qualidades, é o meu país…

Orgulho-me de ser Português… "

Não levo o meu nacionalismo a pontos tao extremos como tu, mas se não tivesse uma ponta de orgulho em ser Portugues tb não me importava de como as coisas estao. Posso não me orgulhar tanto como tu por certas coisas qdo outras estao tao mal, mas continuo a lutar por Portugal, e mais especialmente pelos Portugueses, nao apenas alguns gestores, presidentes, etc.

"E não é por estar alguém no governo que eu não gosto que Portugal passa a ser uma porcaria, o pior país do mundo… "

Palavras tuas, nao minhas...

"Pode ser que um dia o teu partido, porque o teu discurso e todo politico ganhe umas eleições democraticamente, (para isso tem se calhar na minha modesta opinião, aparar umas pontas) e que mude Portugal para melhor e ai eu ainda vou poder dizer mais alto…

….ORGULHO-ME DE SER PORTUGUÊS….

Espero que um dia tenha oportunidade de ver isso pois como sabes também não sou muito apoiante de só dois partidos terem governado Portugal durante 30 anos, gostava de poder ver os outros que tanto criticam agirem, terem o poder de mudar as coisas… porque falar é fácil, ter ideais é fácil… aplica-los quando nos toca a nos e que é difícil… "

Continuo a lutar por tudo isso. Mas deixa-me so dizer-te uma coisa: É muito mais facil não ter ideais. Dá-te o luxo de hoje dizeres uma coisa e amanha outra, desde que seja para contrariar, seja por motivos de aprender mais qualquer coisa ou apenas para ser do CONTRA.

Já não vou colocar o mail que recebi que isto já está muito extenso... mas mando-te para o teu mail, pode ser que faças um post sobre isso. Tambem é importante mostrar o que esta mal para podermos lutar contra isso, e talvez um dia possa-mos TODOS orgulharmo-nos do pais em que vivemos. Porque eu duvido muito que os portugueses desempregados e que passam fome tenham orgulho em Portugal neste momento.

Brottas disse...

Estava-te para responder ponto a ponto mas acho que ia demorar muito, e que esta discussão se vai tornar numa discusao do estilo discutir o sexo dos anjos, acusas-me de puxar a conversa factos pessoais, de chamar a América sem tu te teres referido a ela, mas o que te tentei fazer foi apenas dar exemplos de coisas que eu acho concretas para poderes perceber o meu ponto de vista, tal e qual como tu foste buscar exemplos de cenas que para ti estão mal sem eu as ter referido….
Quanto ao ser do contra, mais uma vez vou-te explicar eu tenho muitas convicções que vão desde a extrema esquerda até a extrema direita pode parecer duvidoso, mas como tu próprio dizes não vamos engravidar pelos olhos, não sou e nunca serei um cordeiro a ser comandado por um partido, nenhum partido, ideologia ou afins é totalmente certo por isso e vou buscar a cada uma o que eu acho que esteja correcto, o que me permite meter defeitos em quase tudo, e permite também mudar-me de lado para onde mais me convêm, mesmo que seja só para ouvir a outra pessoa, porque dizer-se e ser radical de alguma coisa no mínimo tem de conhecer o que se esta a falar… (sei que tu tentas perceber as coisas e tentas agir de acordo com o que esta correcto por isso não consideres isto um ataque pessoal).
Mais uma coisa quanto ao ser do contra, para seres do contra tens de ter conhecimentos do que queres contradizer e argumentos para o fundamentar, ou seja conhecer os dois lados para não caíres em assuntos onde sejas comido por parvo. Para te dar um exemplo de uma pessoa que conheces muito bem melhor que eu, muitas das vezes que falo com o Mário Reis sou obrigado a chegar a casa e ver o tema que estive a debater com ele…
Quanto aos funcionários públicos e fácil criticar o estado…. Com as suas leis mas o que nos vemos e um mau atendimento a todos os níveis em quase todas as repartições estatais…
Quanto a carta aberta vou ler… dificilmente a vou postar no meu blog … pois como sabes não queria tornar isto politico… de vez enquanto um post politico não fará mal mas só quando concordo 100% com ele…
Já me estendi mais do que queria… lol… isto de discutir politica por blogs e muito cansativo…

 

Seguidores

Category

movies photos filmes fotos BroTTasPhotos brottas photo arte foto bikes caminhar movie chicksandbikes 2015 fotos caminhar 2015 daily photo desenho musica music postais imagens passeios geocaching Btt artistas Fotografos projecto 2013 MOleskine postcrossing Treinos art videos TuGa Filmes 2014 Ferramentas tools run pintura tugas passeio youtube saltos espectáculos jump geo series Ferias chickosandbikes teatro caminhar 2014 vinhos artistas 2013 bicicletas viajar comida portugal tv comida que eu gosto cinema design berlim desafio fotográfico photoshop bike livros restaurantes beer comida brottas quadros cerveja food books corrida futebol tool Artistas 2014 filme wines BroTTasArT futsal myspace praias sites gps concertos desenhos viagens calendarios jumps video Lisboa pocket calendars signos férias popcorn photography. software ak47 desporto fds festas tattoos exposição dança eventos gear google mapas portutal terror travel urbana 2014 musica DAF bizarro cris curtas festa gpx motas online airsoft bimby dmp facebook flickr gratis jogos maggelan museus no comments peddy paper people pessoas pub refeições tecnologia vimeo web BD Prémios ae android apresentação apresentações baptismo bar blitz caminh canoagem casas de sonho cascais comédia cultura de borla dieta efeitodoslivros estilos experiências fado feliz 2014 formação free fun gmail hoteis humor informática instalações kml legendas... loucuras magellan manutenção meandyou mergulho mo motos nasa nice spots noticias ovies paginas passatempo posters premios publicidade... relogios rideabike rir sapo sardinhas setubal shows sim se ela quiser sopa styles subtitles sugestões testes thiller thriller trabalho tumblr técnologia util vampiros vide visitas. voar xpogo

Número total de visualizações de páginas