Não sei se vai estar pelas salas de cinema de Portugal...
se será transmitido na tv...
ou se será esquecido...
mas aqui esta um bom documentário...
sobre o Tejo...
sobre Lisboa...
sobre o fado...
adorei...
só corrigia alguns planos mas de resto está tudo muito bom...
é bom ouvir falar bem do nosso Pais...
do nosso Povo...
sobretudo em tempos como estes...
vão ver...
«A Cor do Tejo. A Cor do Fado» é um documentário realizado por Afonso Alves a que dá voz o fadista Salvador Taborda.
Procurando a simbiose entre Lisboa, Tejo e Fado em que a cor se transforma no elemento aglutinador, a viagem feita de veleiro namora a cidade vista do rio, do Parque das Nações ao Forte de S. Julião da Barra, onde o mar se mistura e o tom escurece.
Vai entrando pelos museus e espaços privilegiados da zona ribeirinha, demora-se no Museu do Fado e no Museu da Eletricidade, espreita o mundo das águas no Oceanário e no museu de Marinha e vai alternando a luminosidade matutina com o escuro das vielas onde se ouve o som das guitarras.
A visão de Lisboa sempre deslumbra a quem dela se avizinha por sobre as pontes e a descobre derramada nas margens do rio e essa foi a leitura que da cidade foi transmitida porque sempre se quer reter.
Salvador Taborda prestigia a viagem dando voz às emoções coloridas e aos furtivos encontros. Pouco conhecido pela seletividade de bom gosto com que atua ou por não fazer parte de grupos e tertúlias, tem um timbre único que parece feito de propósito para demonstrar esta cor misturada de uma cidade, um rio, um fado.
Pontuação: 9 em 10
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
0 comentários:
Enviar um comentário