voltei com o meu amor...
fomos para a expo tentar encontrar o máximo...
começamos por esta...
Fica uma PIsta
Mais de 10 anos passados sobre o início da Expo'98, uma das maiores marcas que ficam do evento é o projecto de recuperação urbana e ambiental de todo o espaço, e em especial da frente ribeirinha que se estende da foz do rio Trancão até muito perto de Marvila. E esta cache não é apenas uma das muitas disponíveis ao longo do que resta do recinto ou do renovado Parque Tejo, junto à Reserva Natural do Estuário do Tejo. Este poderá ser um (ou o que resta) dos únicos sítios que manteve as características naturais e identidade desde a sua formação: o sapal.
Sapal é a designação dada a um terreno alagado temporariamente inundado pelas águas de um rio e que, quando localizados junto à foz, variam com a subida e a descida das marés. As águas paradas durante largos períodos de tempo e as vagas cíclicas nutrientes trazidas pelas marés dão origem a um tipo de ecossistema muito rico e complexo, composto por uma grande variedade biológica, quer a nivel da flora quer da fauna. No caso da flora, destaca-se um tipo de vegetação designada por halofítica, assim chamada devido à sua resistência à secura provocada pelo excesso de sais no solo. Em termos de fauna, os sapais são os habitats preferenciais para numerosas espécies de aves aquáticas, para crustáceos e bivalves.
A cache está escondida no Passeio do Sapal na sequência do que era na sua versão original. O ecossistema que dá nome à via e o rio estão a dois passos, motivo pelo qual será normal a existência de materiais arrastados pelas marés. O acesso é possível 24 horas por dia. Após estacionar a sua viatura (a inexistência de waypoints adicionais é propositada) e passear um pouco ao longo do rio (como fazem centenas de pessoas diariamente) até ao ponto zero, tente ser discreto na procura da cache: um pequeno container com espaço para pequenos items de troca e trackables, naturalmente camuflado.
1 comentários:
eh eh quero é ir fazer os outros!
ia a dizer-te hoje em vez de piscina caminha e as outras 3 que nos faltaram, mas olho à janela... sol e chuva tudo ao mesmo tempo!
Enviar um comentário